Bem Estar é a nova aposta da Rede Globo e passa a integrar à grade de programação a partir de segunda-feira, dia 21.
O novo programa produzido pela Central Globo de Jornalismo vai tratar de saúde, qualidade de vida e dos temas correlatos, como cuidados com o corpo, melhorias nos hábitos alimentares e na transformação no ambiente da casa e do trabalho.
Gerado a partir de São Paulo para todo o Brasil, o Bem Estar será apresentado pelos jornalistas Mariana Ferrão e Fernando Rocha. Além de reportagens de Marina Araújo.
Vai ao ar ao vivo de segunda a sexta-feira, às dez horas da manhã, com duração de 40 minutos.
Vai ao ar ao vivo de segunda a sexta-feira, às dez horas da manhã, com duração de 40 minutos.
Captado e transmitido em alta definição (HDTV) - após três anos da implantação da TV Digital no Brasil - será o primeiro produto matutino em HDTV da emissora e também o primeiro jornalístico diário em HDTV.
O cenário do programa é uma sala de estar com três ambientes, vai permitir que os apresentadores recebam convidados.
Médicos especialistas e renomados terão papel fundamental no esclarecimento de dúvidas do telespectador e questões levantadas pelo programa.
Alfredo Halpern - Endocrinologista
Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP. Chefe do grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Responsável pela disciplina de “obesidade” da Pós-Graduação da USP. Fundador e ex-presidente da ABESO. Autor de 7 livros para leigos e 4 para médicos.
Roberto Kalil - Cardiologista
Formado em Medicina pela Universidade de Santo Amaro, doutorado em Cardiologia pela USP, pós-doutorado pela Johns Hopkins University. Médico do InCor e do Hospital Sírio Libanês. Diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês.
Caio Rosenthal - Infectologista
Graduado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Sorocaba. Infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e do Hospital do Servidor Público Estadual.
Ana Maria Escobar - Pediatra
Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da USP e Livre Docência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professora associada do Depto. de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. Chefe da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social. Chefe da Pediatria do Centro de Saúde Escola Butantã e do Ambulatório Geral de Pediatria do Hospital Universitário da USP e do Centro de Referência Nacional para Saúde da Criança de SP, ligado à USP e ao Ministério da Saúde.
José Rubem D’Elia - Preparador Físico
Formado em Educação Física e bacharel em Administração de Empresas. Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, Psicologia do Esporte e Administração Esportiva pela USP. Experiência como treinador de sete ciclos olímpicos. Preparador físico dos esportistas Robert Scheidt, Lars Grael, Bruno Senna, entre outros. Autor de 2 livros: "Fábrica de Campeões" e "Ciclismo: treinamento, biomecânica e fisiologia". Dono de uma empresa de consultoria de atividade física e esporte. Comentarista olímpico da Globo desde 2000.
Gonzalo Vecina - Sanitarista
Gonzalo será o consultor técnico do programa. Médico e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância no governo FHC e Secretário Municipal da Saúde na gestão Marta Suplicy, em São Paulo. Também dirigiu o Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi consultor de empresas da Alimentação e da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
Contexto televisivo
Além de agregar conteúdo e trazer informação de qualidade ao telespectador, o programa tem a difícil missão de recuperar a audiência perdida pela Globo durante parte das manhãs.
Atualmente, o cenário consolidado mostra que os telejornais matinais - Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil - garantem a Globo à liderança com, em média, 9 a 10 pontos, enquanto a concorrência fica entre 4 e 5 pontos. Assim que o Mais Você de Ana Maria Braga entra no ar a tendência se inverte, a emissora cai para o segundo lugar com, em média, 5 a 6 pontos, enquanto a concorrente assume a liderança com 7 a 8 pontos.
A Globo só volta à liderança com a sessão de desenhos do TV Globinho, que mesmo assim acaba sofrendo com a baixa audiência. TV Globinho tem em média 8 a 9 pontos, o Hoje em Dia tem de 5 a 6 pontos, enquanto o SBT com desenhos marca cerca de 4 pontos.
Com a inclusão do programa na grade, a princípio, o Mais Você não terá seu horário reduzido. Será a TV Globinho que terá sua duração reduzida praticamente pela metade.
Não está claro ainda se o Mais Você sofrerá alguma restrição de pautas, uma vez que são constantes as matérias sobre saúde e qualidade de vida no programa de Ana Maria Braga, o que também acontece no Jornal Hoje.
Bem Estar estreia na segunda-feira, dia 21, às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário